segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ficus retusa ou microcarpa??


Essa é dúvida frequente de identificação que assola a comunidade bonsaista há algum tempo, principalmente no Brasil. De fato, são espécie muito parecidas em “quase” todas suas caracteristicas. Mas há alguns fatores que são possíveis distingui-las como os que serão citados abaixo.

fretus Ficus retusa é uma variação da microcarpa, suas folhas são um pouco maiores do que as da microcarpa e não reduzem muito seu tamanho com a desfolia. Seu tronco é mais acinzentado de tom mais claro ao um leve tom creme claro , sua ramificação não é tão intensa quanto a da microcarpa.
fmicr Ficus microcarpa, Com desfolias, reduz bastante o tamanho das folhas e sua ramificação é excêlente. Seu tronco varia de marrom(principalmente em galhos e mudas novas) para cinza claro amarronzado e possui “pintas” claras. É muito comum azar mudas dessa árvore espalhadas pela cidade, proveniente da disperção feita por pássaros.

fretus1 Ficus retusa, árvore importada da China, aonde é imensamente comum seu cultivo.
FICUSM~1 Ficus microcarpa pertencente a Cláudio Ratto. Categoria mame bonsai.

Saludos!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu também tinha essa dúvida, achava que minhas fícus eram retusa, até conhecer essa figura, um entusiasta de coração pela arte do bonsai, outras coisas aprendi também o fícus organensis e pertusa eu não sabia que existia, ventura deu a barbada, o cara é legal mas é tratante, tô esperando ele lá ainda e nada, né kbçudo!

Unknown disse...

Os meus são retusa.Obrigado pelo esclarecimento.