quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Espírito do iniciante

Quando iniciamos em alguma coisa nova e temos real vontade de aprender, entramos de “cabeça” ! Temos sede de aprender cada vez mais, mas um fator que sempre ocorre é a afobação…normal..normal!
O primeiro impulso quase sempre é de ter muitos “bonsai”, em grande quantidade, muitas e muitas mudas que, em sua maioria nunca irão virar um bom bonsai, mas com o passar dos ano, aprendemos mesmo que duramente que, para ter muitas plantas temos que dispor de um belo espaço, tempo e “platas”( adubação, bacias, vasos, arames, terra, etc).
Como em grande parte dos bonsaistas, o bonsai é apenas para um lazer de final de semana e então, pecam nos cuidados e atenção as necessidades das plantas, assim criando uma desmotivação…no la temas! Se há vontade, há esperança! Não desanime com algumas plantas mortas e alguns trabalhos errados, não ta morto quem peleia! Vá atrás, criatura!!! rsrsrsrs

”Na ciência, as vezes, é mais importante um fracasso do que sucesso na primeira tentativa!”

Bonsai requer tempo!! Tempo para cuidar, tempo para experimentações e muito tempo de estudo. Não adianta ter uma planta há 10 anos e não saber conduzir-la…isso não serve de nada, terás apenas uma muda velha!
As dificuldades em que um principiantes tem é na escolha de plantas para sua coleção, como já citato, estão inicialmente na busca da quantidade, é vital observar durante a aquisição da planta os detalhes como tachiagari e nebari e, como insiste meu camarada “Alemão”, melhor comprar 1 boa pelo preço de 10 do que 10 ruins pelo preço de uma boa…estou tentando cristalizar isso na minha mente em forma de mantra! rsrsrs
Na questão da estilização das plantas, uma vez meu professor “mestre dos magos” Carlos Hentscke, me disse uma coisa que fez muito sentido:
-Quer uma mudinha bonitinha ou um bonsaisinho bom? Então corta toda essa merda fora e espera rebrotar para iniciar novamente!
No primeiro instante, fiquei com receio, mas percebendo a segurança que ele falava e vendo os resultados que ele obtinha em suas plantas, confiei e fui adiante! Me dei bem seguindo essas sábias palavras! rsrsrs Sigam os conselhos dos mais experientes, isso irá poupar muito seu tempo e eles já passaram por seu estágio inicial.
Quando iniciei, incomodava muito as pessoas fazendo enumeras  perguntas(alguns bem tolas) me sentia uma criança na fase do “por quê” e isso é necessário pra seu crescimento e para ver quem irá poder continuar lhe auxiliando… è importantíssimo ter contatos com outros bonsaístas, as vezes, em um dia com amigos do bonsai, rende mais do que 3 meses em nível de pesquisa!

Quem pergunta pode parecer tolo no instante e quem não pergunta permanece burro!

Não se pode ter vergonha de estar iniciando, não se acanhe nunca, afinal, todos já fomos novatos em alguma coisa e tenho certeza que, os demais bonsaístas que tens como amigos, irão prontamente lhe ajudar, bonsai é camaradagem!
Agradeço muito à todos que tiveram e continuam tendo paciência comigo, agradeço os que mesmo me dando conselhos mais ríspidos me alavancaram para frente!
Para continuarmos aprendendo, temos que ter sempre o espirito de iniciante, sempre buscando conhecimento e mantendo a humildade.
Lembre-se, não existe ninguem que saiba de tudo, existem sim pessoas que sabem muito, mas só paramos de aprender quando viermos a falacer perdendo a vida entrando em óbito rsrsrs

Saludos!

Nenhum comentário: