quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bate bola com Rock jr. Parte 2

Continuação…

BP:Mas por outro lado existe o excesso de polidez para tratar plantas de baixo "teor artístico" em muitos foruns e rodas de amigos, isso tambem, sem duvida, ilude o bonsaista a continuar num baixo patamar de conhecimento. Você, uma pessoa experiente, como dá "toques" e auxilia as pessoas em suas plantas, sem perder a elegância?

Rock: Eu acredito que educação e elegância são fundamentais não só ao Bonsai , mas em todo convívio social.
Quando o foco é realmente a arte fica muito mais tranqüilo dar qualquer toque. O que realmente precisamos é de foco no bonsai, para que cada dica ou comentários seja sincero e humildade para que possamos aprender com eles.


BP: Você crê ser possível mais pessoas viverem só de bonsai no Brasil? O que julga ser necessário pra isso? Incluindo seu próprio caso

Rock: Acredito que seja possível sim. Não é fácil, pois a arte ainda é muito pouco difundida e praticada no nosso país. Mas o mercado vem crescendo e muito nos últimos anos e acredito que logo em breve teremos um número significativo de adeptos, melhorando ainda mais esse mercado.
Na minha opinião , hoje existem várias áreas que se pode atuar, que vai desde a produção de mudas, vendas de ferramentas, vasos e insumos até Cursos e a própria venda de Bonsai de qualidade.
O que é necessário para que se tenha êxito, é antes de mais nada que faça por amor e que se trabalhe com muita seriedade, dedicação.


BP: Bonsai além de uma maneira de fazer amigos e relaxar, temos entre nós pessoas que só vêem defeitos e depreciam trabalhos alheios afim de querer "aparecer", sabemos que isso não é exclusividade do nosso país, mas como você lida e lê essas situações? Isso atrapalha muito o desenvolvimento do Bonsai no nosso país?

Rock: Infelizmente isso não ocorre apenas com o Bonsai, é inerente do ser humano. Eu pessoalmente relevo essas pessoas e me preocupo apenas com aquelas que podem me acrescentar alguma coisa ou aquelas que precisam da minha ajuda.
Acredito que isso não atrapalhe o desenvolvimento da arte no Brasil, prefiro acreditar que quem está trabalhando para seu desenvolvimento tenha mais eficácia.

Indico também a leitura da auto biografia de Rock Jr. no site do Atelier do Bonsai
                http://www.atelierdobonsai.com.br/ref03.html
e o blog do Rock
                 http://rockjr.projetobonsai.com

Saludos!

Nenhum comentário: