sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cuidado com os sentimentos…

  Pessoal, esse é uma questão que ainda temos que dar atenção, muitos iniciantes, leigos e até bonsaistas com algum tempo de arte, são mais “sensíveis” à críticas mais severas. O que acarreta o desmotivamento, desânimo e desilusão. Assim em qualquer área de nossa atuação, temos que nos policiar mais, nos controlar, temos que fazer uma rápida analise à quem estamos a fazer a crítica e como fazer-la.
Em muitos fóruns e até no orkut, vejo pessoas “semi virgens” na arte, pessoas algumas vezes tolas e deslumbradas com algumas poucas informações que possuem, destilando opiniões bem ásperas a respeito de plantas de terceiros…
”Joga fora essa planta, isso não é bonsai!”
”Ta tudo errado”
”Quem te disse que isso é bonsai? Jamais será!”
… isso decorre na falta de uma questão primaria – leitura – . As pessoas estão cada vez mais acomodadas, com o advento de internet e o “luxo” de ter sempre suas perguntas respondias, esquecem da leitura, pesquisa e experimentos. Isso, no meu ponto de vista trata-se de um leve “analfabetismo funcional” , quando a pessoa lê, lê, mas não entende e tece perguntas primarias. Mesmo assim, com todas as possíveis dificuldades de aprendizado que cada pessoa pode ter, não é motivo de nos reservamos o direito de um “dar coice”, por mais que nos dê vontade ! Outro fato que temos que prestar atenção é, que nem todas as pessoas possuem tanto interesse em se aprofundar no bonsai quando nós, pessoas que somente querem deixar “viva” sua planta e isso pra eles basta. Alguns passam por antipáticos ou rudes em insistir que deve se ler mais e se aprofundar, 
Uma situação parecida, é uma que há muito já vem desmotivando bonsaistas mais experientes, a famosa “rasgação de seda”, qualquer planta que é postada em um fórum, recebe elogios(alguns sem qualquer fundamento), isso de certa forma, atrofia o aprendizado e acomoda o “artista”.
“Parabéns, você está no caminho certo!”
”Linda planta, excelente”
”O único defeito do bonsai é que não é meu!”
Mais uma vez, digo que o bom senso é primordial! Bom senso para analisarmos cautelosamente a situação que estamos sendo indagados, para não mascarar problemas e não dar falsos elogios somente para massagear o ego de qualquer pessoa que seja. Ás vezes, o que nos é tão óbvio, para outra pessoa pode ser uma dúvida incomoda! Quer realmente ajudar, ajude! Não quer, então não atrapalhe o desenvolvimento dos outros! É de extrema facilidade só criticar e não apontar o caminho certo, mas ainda há quem o faça por puro prazer, acreditem!!!
Na minha “árdua” empreitada, já recebi críticas medonhas e de fato, algumas delas, eu não estava preparado para receber, mas o que isso me fez? Me fez bem! Aprendi a lidar, com quase todos os tipos de pessoas, as pessoas oportunistas, que se sentem bem ao te diminuir e as que estão solidárias contigo e tentam lhe passar algum conhecimento. Como não tinha interesse somente em deixar minhas plantas vivas, corri atrás de informações e amigos que puderam destinar alguns instantes a me abrir os olhos e me dar conselhos, isso é de imenso valor!  O tipo de crítica construtiva que me interessa hoje é a “cruel”, aquela que me deixa reflexivo quanto ao meu trabalho e me faz repensar o caminho seguido em determinada situação, “craro” que quando recebo qualquer elogio, as vezes sendo de pessoas que tenho admiração, me enchem de alegria e me motivam, assim como as críticas! Ser criticado é sinal que ainda não chegamos lá!
” O tolo sempre é cheio de segurança em seus atos, o sábio está sempre cheio de dúvidas”, por incrível que pareça, essa frase é do Nelson Rubens(okkkkkkkk okkkkk) hahhahha
  Não é vergonha pra ninguém, estar começando em alguma coisa! É de vital importância que haja incentivo para o acrescimento da comunidade bonsaista no Brasil, mas também, que haja mais qualidade também, são duas coisas que tem que aumentar de mãos dadas!!
  Então, fica a dica, bom senso, bom senso e mais bom senso! Reflita antes de qualquer coisa a ser feita! Um iniciante é como uma criança iniciando a vida, tudo é novidade, tudo é inexplorado, são mais suscetíveis do que os mais calejados, tenhamos mais cautela! Não quero e nem vislumbro a possiblidade de dar lição de moral em ninguém, é apenas meu ponto de vista, ok meninas?! rsrsrsrsrs

Saludos! ….e vamos para a cerveja! uhuu

2 comentários:

Rodrigo Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.