domingo, 14 de março de 2010

Mestre?

  Essa é uma designação que há algum tempo já vem me "incomodando", o que torna alguém mestre? Na nossa sociedade, mestre é quem tem mestrado, mestrado reconhecido por uma instituição de ensino que, por sua vez, é reconhecida pelo MEC.
A situação é incomoda igualmente à chamar alguém de "doutor" por ser "importante" em um cargo ou por ser "adEvogado", tolices e mais tolices, Doutor é quem tem doutorado! Simples, não? Não! A nossa sociedade, em termos informais, continua a adotar nomeações capengas para demonstrar respeito, submissão  ou apenas deixar explícito que outrem sabe mais que você em alguma coisa. 
Quando escuto alguém chamando outro de mestre, me recordo disso, o servo do Dr. Frankenstein, Igor, em suas frases sempre de acordo com que o seu "empregador"..
011608-igor-young-frankenstein                                ......" yes, maaaster"
Alguém que aprende uma coisa e ensina ao outro, pode ser considerado instrutor ou professor, mas mestre? Difícil engolir! Não sei o que há de errado em simplismente nomear a pessoa que lhe ensinou de "professor". Quando me refiro ao meu primeiro "tutor" no bonsai, sempre me refiro a ele como meu professor, não é mestre, mas para mim foi um grande professor que me tirou da ignorância, foi importantissímo naquela fase.  O termo mestre é perigoso em ambas as partes, de quem diz e de quem ouve, explico, uma pessoa com certo nível de esclarecimento sabe de suas limitações e virtudes, e certamente irá corrigir a pessoa que lhe tenha deferido o "título", mas contudo, ainda há os picaretas, que adoram se auto denominar mestres e os que aceitam de bom grado ter essa nomeação.  Lamento em dizer, ser chamado de mestre por meia dúzia de "Igors" não lhe fará saber mais e nem lhe tornar um mestre! 

franken2
   No bonsai brasileiro, há essa infinita carência de pessoas que os guiem no escuro, mas poucos estão dispostos e saberão guiar pelo caminho correto no escuro! Realmente existem poucas pessoas especializadas, pessoas que saibam o que fazem e principalmente sejam coniventes com seus atos, pessoas que realmente possam ensinar com qualidade. Temos que ter mais cuidado com a escola de professores e tutores de bonsai, há muitos chamados de autodidatas que ignoram regras de estética ou pessoas oriundas de famílias que já praticam bonsai, isso não os fazem mestres, ok meninas?!  O único modo de ser mestre, mesmo que, mestre no seu estado, no seu país ou no mundo, é o estudo, a dedicação, a constante evolução! Ser mestre não é um título que passa de pai pra filho nem algo que se conquista só por ser pioneiro. 
Chamar alguém de professor não denigre e muito menos desvaloriza, acho um termo valoroso e muito bonito, vocês não se lembram dos seus professores escolares com carinho? Não se recordam dos ensinamentos de seus pais? Eles foram ou são seus primeiros professores!
Já que não existe algum órgão que regule esse "título" de mestre, a comunidade bonsaista denomina mestres, pessoas que dedicam sua vida ao bonsai, pessoas que sem sombra de dúvidas, somam muito para arte, professores que são destaques no mundo em referência a qualidade e pioneirismo, pessoas inquestionáveis, tais como, Kimura, Kobayashi, Liporacce, Walter Pall, Kawabe.

Saludos!

Nenhum comentário: