terça-feira, 16 de março de 2010

Bonsai comprado em concurso?

  Muitos discutem e põe em xeque a questão de plantas muitos trabalhadas serem vendidas para outros bonsaistas, nisso, quem é o artista responsável pela obra?
Vejo da seguinte forma, ninguém perde méritos ou fica menos bonsaista por ter um bonsai comprado! Temos que observar atentamente as modificações, saúde e técnicas do novo proprietário da planta. Bonsai não é apenas e mais uma obra de arte como um quadro que se mantém inerte, bonsai é um ser vegetal que requer cuidados e a aplicação das técnicas corretas para seu sucesso.
Maaaaaaaaaaaaaaaaas, em concursos de bonsai que julgam a arte, são em que são avaliadas as plantas, somente as plantas e não o bonsaista. Quem participa de concursos de bonsai com plantas compradas merece o título? Quem merece é a planta! Mas tchê, quem "fez" a planta virar bonsai, não merece reconhecimento? A pessoa que inicialmente conduziu a planta, tem seu mérito em quase anonimato, quem agora responde pelo bonsai é o proprietário e o próprio tem também seu mérito. Mérito por ter escolhido a planta e tratar-la diariamente. Para me fazer entender, irei me expressar com uma frase que um camarada disse " Tu já viu alguém dar um prêmio pra  Mitshubish por que o carro que eles fizeram ganhou um rali? ".
Na verdade, em concursos de bonsai, tanto faz quem criou a planta, o concurso não é pra elevar o ego de ninguém, mas o pessoal sempre  confunde a planta com o bonsaista(parece meio paradoxal). A grosso modo, o nome do proprietário, só aparece sendo mais um item na ficha de inscrição do bonsai.
Creio que para avaliar o artista em sí, teria que haver um concurso ao vivo, com os juízes observando as técnicas de cada bonsaista, para enfim, denomiar os premiados.

Saludos!

Nenhum comentário: