terça-feira, 10 de maio de 2011

Recompensa dos mediocres

  Um dos fatores que vejo para a tão pouca evolução do bonsai no bréziu é da tal humildade extrema, humildade faz bem e quem não é por natureza deveria ser por esperteza, maaaaaaaaaas concentrada em grande quantidade é perigosa. De certo modo, isso contribui para um nivelamento...por baixo do bonsai, o nosso povo possui já o paradigma de se "acha" pior e os mais coitadinhos em tudo, e isso é tão intenso que acabam ficando assim mesmo, no rodapé! Todos achando bonitas plantas dos amigos(mesmo não sendo) para agradar e logo em seguida, expor suas próprias e esperar o mesmo afago, mas ai que entra o excesso de humildade que nesse ponto se torna irmã gêmea da mediocridade, o cidadão pensa que pra ele aqui ali está bom e se mantêm nisso, sem demonstrar interesse por evoluir(que alias, é o nosso maior motivo aqui na Terra). 
O extremo cuidado em não se indispor, a falta imensa de senso crítico e a incrível falta de conhecimento fazem com que as pessoas permaneçam no mesmo patamar e quase que dão passos para trás.
  Então temos aqui, exposições com planta ruins em vasos ruins, demonstradores ruins, porque? Pois já estão todos tão acostumados a um monte de porcaria que vêem na internet, que ver ao vivo não os choca e mais uma vez, damos o "prêmio" para os medíocres, que tem sua glória e massagem ao ego obtidas, ao expor suas plantas ruins e ao realizar demonstrações pífias...isso sem mencionar os falsos gurus que só levam os outros abraçados para o retrocesso.
A crítica sincera é benéfica e sempre vem bem, mas a maldosa só machuca e desmotiva. Dialoguem mais com seus amigos e com pessoas com mais experiência
  Quem quiser "se apresentar" que faça por merecer, quem quiser ter bonsai como hobby, alegria particular e ter em casa, ótimo, ótimo não, melhor ainda!

Saludos!

3 comentários:

Rui Manuel Ferreira disse...

Muito interessante ler o seu comentário sobre a situação Brasileira do Bonsai!!!
Poderia ser transposta a papel quimico para a situação portuguesa sem nenhuma omissão!
Gosto do seu estilo directo de escrita.
Pois penso que é isso que falta para "mexer" as coisas!
Embora seja triste ao aperceber-me que a situação é similar em tantos sitios devido á natureza humana!
Continue a escrever!
Não conhecia o seu blog mas saiba que fiquei fan!

Fabiano costa disse...

Gostei, é bem assim mesmo e o pior é quando passam por cima do que temos de melhor para colocar gente de fora que sabe menos, mas o marketing é bem melhor... o problema sempre será a matéria prima, aqui me referindo aos "clientes" em questão!
Se querem porcaria, dêem isso à eles, o pior é que não conhecem o bom, coitados de nós... como ter referência...

Vânia Fortes disse...

Devemos valorizar aqueles que fazem do bonsai um caminho de equilíbrio interior. O ser humano mais sensível sabe escolher que caminho seguir e a quem ouvir. Fala-se muito em humildade mas devemos entender bem o que significa. A luz própria é algo que cada pessoa tem a sua e cabe a cada um mante-la acesa. Quando me procuram para uma opinião digo que sou sincera, mas podemos ser sinceros sem ser arrogantes. A vaidade é destruidora. A Arte do Bonsai precisa ser respeitada, cultuada. Obrigada pela oportunidade de deixar algumas palavras. Vânia Fortes.