terça-feira, 6 de abril de 2010

Bonsai = terapia

Todos nós sabemos que, um praticante da arte do bonsai, desenvolve paciência, ou ao menos a deveria desenvolver.  Além dessa caracteristica, o bonsai em sí, nos "ocupa" a cabeça, nos levando a desestressar da rotina do cotidiano. Na cultura budista, o bonsai está amplamente associado à exercícios de meditação, proporcionando a constante evolução da harmonia do "ser".
Como muitos de vocês, já pude comprovar a eficácia dessa arte no auxilio d, ao chegar em casa com algum "fardo"  e ser "recepcinado" por suas plantas e voltar sua atenção à elas, mesmo que por alguns instantes, esquecendo o stress e relaxando. Todas formas de harmonização e relaxamento (seja ela qual for) do seu "ser", são consideradas vertentes da meditação, e o bonsai é uma delas.
Quando você tem alguma coisa ou atividade que seja alheia ao seu dia-a-dia para se concentrar e se dedicar, algo que somente lhe dê prazer, a rotina e o peso da vida em parte, lhe é aliviado. Há pessoas que usam certos mecanismos como válvula de escape para o seu "stress" e de sua realidade, com o bonsai, em parte isso é possivel, em uma situação onde você se reencontra com seus sentimentos, poder de observação, superação e sem falar no puro contato com a natureza.
Em alguns casos, o bonsai é usado como modo de terapia ocupacional,
afim de gerar uma sensação de auto realização e relaxamento, mesmo sendo em um ambiente muitas vezes secundário. Empregando alguém em alguma tarefa, a pessoa se sentirá útil e reforçará o sentimento de inclusão e  de auto estima elevada,  a terapia ocupacional também se enquadra nos tratamentos de mentais e sociais, através de atividades específicas para ajudar as pessoas a alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência e o bonsai, auxilia muito nesses aspectos.
Resumo da ópera, com as atividades envolvendo bonsai, você só tem a ganhar!

Saludos!

Nenhum comentário: