hahahahhaa, raio-x de uma foto minha, em que é possível ver o que "tenho na cabeça" .
obs: tomei uma surra do Fireworks pra conseguir fazer essa porra!
Saludos!
hahahahhaa, raio-x de uma foto minha, em que é possível ver o que "tenho na cabeça" .
obs: tomei uma surra do Fireworks pra conseguir fazer essa porra!
Saludos!
Muitos discutem e põe em xeque a questão de plantas muitos trabalhadas serem vendidas para outros bonsaistas, nisso, quem é o artista responsável pela obra?
Vejo da seguinte forma, ninguém perde méritos ou fica menos bonsaista por ter um bonsai comprado! Temos que observar atentamente as modificações, saúde e técnicas do novo proprietário da planta. Bonsai não é apenas e mais uma obra de arte como um quadro que se mantém inerte, bonsai é um ser vegetal que requer cuidados e a aplicação das técnicas corretas para seu sucesso.
Maaaaaaaaaaaaaaaaas, em concursos de bonsai que julgam a arte, são em que são avaliadas as plantas, somente as plantas e não o bonsaista. Quem participa de concursos de bonsai com plantas compradas merece o título? Quem merece é a planta! Mas tchê, quem "fez" a planta virar bonsai, não merece reconhecimento? A pessoa que inicialmente conduziu a planta, tem seu mérito em quase anonimato, quem agora responde pelo bonsai é o proprietário e o próprio tem também seu mérito. Mérito por ter escolhido a planta e tratar-la diariamente. Para me fazer entender, irei me expressar com uma frase que um camarada disse " Tu já viu alguém dar um prêmio pra Mitshubish por que o carro que eles fizeram ganhou um rali? ".
Na verdade, em concursos de bonsai, tanto faz quem criou a planta, o concurso não é pra elevar o ego de ninguém, mas o pessoal sempre confunde a planta com o bonsaista(parece meio paradoxal). A grosso modo, o nome do proprietário, só aparece sendo mais um item na ficha de inscrição do bonsai.
Creio que para avaliar o artista em sí, teria que haver um concurso ao vivo, com os juízes observando as técnicas de cada bonsaista, para enfim, denomiar os premiados.
Saludos!
Essa é uma designação que há algum tempo já vem me "incomodando", o que torna alguém mestre? Na nossa sociedade, mestre é quem tem mestrado, mestrado reconhecido por uma instituição de ensino que, por sua vez, é reconhecida pelo MEC.
A situação é incomoda igualmente à chamar alguém de "doutor" por ser "importante" em um cargo ou por ser "adEvogado", tolices e mais tolices, Doutor é quem tem doutorado! Simples, não? Não! A nossa sociedade, em termos informais, continua a adotar nomeações capengas para demonstrar respeito, submissão ou apenas deixar explícito que outrem sabe mais que você em alguma coisa.
Quando escuto alguém chamando outro de mestre, me recordo disso, o servo do Dr. Frankenstein, Igor, em suas frases sempre de acordo com que o seu "empregador".. ......" yes, maaaster"
Alguém que aprende uma coisa e ensina ao outro, pode ser considerado instrutor ou professor, mas mestre? Difícil engolir! Não sei o que há de errado em simplismente nomear a pessoa que lhe ensinou de "professor". Quando me refiro ao meu primeiro "tutor" no bonsai, sempre me refiro a ele como meu professor, não é mestre, mas para mim foi um grande professor que me tirou da ignorância, foi importantissímo naquela fase. O termo mestre é perigoso em ambas as partes, de quem diz e de quem ouve, explico, uma pessoa com certo nível de esclarecimento sabe de suas limitações e virtudes, e certamente irá corrigir a pessoa que lhe tenha deferido o "título", mas contudo, ainda há os picaretas, que adoram se auto denominar mestres e os que aceitam de bom grado ter essa nomeação. Lamento em dizer, ser chamado de mestre por meia dúzia de "Igors" não lhe fará saber mais e nem lhe tornar um mestre!
No bonsai brasileiro, há essa infinita carência de pessoas que os guiem no escuro, mas poucos estão dispostos e saberão guiar pelo caminho correto no escuro! Realmente existem poucas pessoas especializadas, pessoas que saibam o que fazem e principalmente sejam coniventes com seus atos, pessoas que realmente possam ensinar com qualidade. Temos que ter mais cuidado com a escola de professores e tutores de bonsai, há muitos chamados de autodidatas que ignoram regras de estética ou pessoas oriundas de famílias que já praticam bonsai, isso não os fazem mestres, ok meninas?! O único modo de ser mestre, mesmo que, mestre no seu estado, no seu país ou no mundo, é o estudo, a dedicação, a constante evolução! Ser mestre não é um título que passa de pai pra filho nem algo que se conquista só por ser pioneiro.
Chamar alguém de professor não denigre e muito menos desvaloriza, acho um termo valoroso e muito bonito, vocês não se lembram dos seus professores escolares com carinho? Não se recordam dos ensinamentos de seus pais? Eles foram ou são seus primeiros professores!
Já que não existe algum órgão que regule esse "título" de mestre, a comunidade bonsaista denomina mestres, pessoas que dedicam sua vida ao bonsai, pessoas que sem sombra de dúvidas, somam muito para arte, professores que são destaques no mundo em referência a qualidade e pioneirismo, pessoas inquestionáveis, tais como, Kimura, Kobayashi, Liporacce, Walter Pall, Kawabe.
Saludos!
Vaso de acordo com o estilo e em uma cor harmônica
+
Substrato com relativa retenção de umidade e boa drenagrem
+
Nebari bem distribuido
+
Tashiagari com bom movimento
+
Conicidade e espesura de acordo com o tamanho da planta
+
Galhos em boa distribuição
+
Boa ramificação
+
Definição do ápice
+
Bom desenho da copa
+
Regas corretas, adubações regulares e boa exposição ao sol
+
Estilo adequado pra planta
=
Bonsai Bom
Saludos!
Buenas, depois de mostrar a foto de um trabalho meu para o amigo Valdir Hobus, ele me chamou a atenção para alguns erros que cometi.
Disse ele:
- O Jin ta muito artificial, tá muito grosso, tu tirou muito a casca, pode vir a prejudicar a circulação de seiva, a estética é importante mas a saúde da planta é mais!
Como foi o meu primeiro trabalho com Jin, devido a que não tenho plantas que permitem essa técnica, fiz burrada! Mas rezo para que a criculação continua da seiva e o tempo amenizem isso.
Esquerda: a planta original e a direita a projeto correto sugerido pelo Valdir.
Pois é, vivendo e aprendendo, a próxima vez ficarei mais atento para tentar não cometer mais esse erro! Mais uma vez, agradeço as sugestões e as críticas dos amigos, são vitais pro crescimento!
Saludos!
Carlos Hentscke trabalha com bonsai há uns 25 anos, o que ele tem de experiência com bonsai eu tenho de idade rsrsrs. Em seu sítio na Lomba Grande, região rural de Novo Hamburgo, Carlos possui mais de 3 mil plantas, entre bonsai, pré bonsai e mudas. Fotografamos algumas de suas plantas, as outras fotos irão vir na sequencia.
Uma Ficus microcarpa de Carlos sendo trabalhada por Pedro Morales
A mesma Ficus quase dois anos depois.
Ficus microcarpa
A planta no meio é uma Ficus india e dois Kuro matsu à esquerda
Um Shohin de Guabiroba
Outro ficus microcarpa
Um “pequeno” Cambuí
Saludos!
Eu e Lucas, ontem, fomos visitar o Carlos, que foi nosso professor de bonsai há alguns anos. Somos gratos à ele por ter nos tirado da total ignorância! Também levamos 3 plantas para trabalharmos juntos!
Guajuvira
Carlos iniciando os trabalhos
Trabalho feito e novo angulo para a planta!
Cambuim
Lucas arregaçando a planta rsrsrs
…arrumando os cortes
Quase “pronta”, mas o gênio que vos fala, esqueceu de tirar uma foto da planta depois de todo processo! mmmmm burro!
Caliandra em possível novo angulo
Mesmo fazendo acadêmica, foi bruto cortar essa encrenca!
Retirando a casca..
Trabalhando o Jin, por mais de uma vez, tive que largar a Makita e guspir a serragem…(agora aprendi a literalmente ficar de boca fechada) rsrsrsrs
Dando um acabamento entre a casca e o jin
Carlos não me deixou mexer com o mini-massarico, disse que criança que lida com fogo faz xixi na cama rsrsrs, então eu fiquei só jogando a água!
Trabalho concluído, por hora! Ainda tem que afinar os Jin…Mas a frente da plantaé outro, depois tiro outra foto.
Bueno, era isso, foi uma tarde agradável na companhia de amigos e várias tentativas de fazer bonsai rsrs.
Saludos!