sábado, 10 de novembro de 2007

Escolas de Bonsai




O primeiro passo que é decidir em que escola de bonsai queremos trabalhar a árvore. Para fazer essa escolha, temos que conhecer melhor as possibilidades das diferentes escolas desta arte, pelo menos as mais importantes. Aquelas que escolhermos deverá adaptar-se ao aspecto geral da árvore. Não se deve ir excessivamente contra a espécie da planta que escolhermos. As esculas mais importantes são:

Escolas Japonesas

Escola Clássica Linear


Se inicia ao redor do século XVI, surgiu entre os monges, nobres e eruditos. É a mais refinada e requer um bom conhecimento das regras do desenho. Sua caracteristica essencial é a relação entre o vazio e as linhas que formam no os galhos e o tronco. Se tratará de buscar a máxima perfeição no desenho, pois qualquer elemento discordante será muito bem percebido. Filosoficamente se encontra sob o simbolo de YO (Yang na China) o simbolo masculino, que é representado pela madeira, o seco, o forte...
Se usam as coníferas preferencialmente, mas se pode aplicar a qualquer espécie. Em geral, são usadas as coníferas porque resultam num melhor resultado mais facíl de conversar no desenho.
As caducifólias tem as brotações mais imprevisivéis e irregulares e é mais difícil mantes o desenho e a pureza das linhas. As regras do desenho estão como tudo na arte do bonsai, baseadas nas filosofias Zen, Taoísta, Shintoista, etc..




Escola Clássica Volumosa

Surgiu no século XVII, entre os monges dos monasterios budistas, que por compaixão com a árvore, procuram fazer menos podas drásticas, e no lugar de dar importancia ao vazio e a linha, só dão importancia ao volume que se forma com a massa da vegetação. Para conseguir este volume se conversam quase todas os galhos, até as que forem defeituosas, sempre serviram para dar o volume geral desejado.
É feito o desenho quase ao redor do nebari, deixando muito pouco espaço para o tronco aparecer. As árvores dessa escola tem um tronco maciço, copa frondosa e baixa . Conseguir um bom volume bem trabalhado é dificil e requer muitos cuidados. Seu sinal predominante é INN(Yin na China), elemento feminino, frondoso, húmido, envolvente, etc..



Escola Neoclássica

Começou a ser praticada a partir do final do século XIX e na primeira metade do XX. sobretudo é o período entre as guerras. É uma síntese das esculas de volume e da linear. Combina os elementos INN-YO(Yn-Yang). A maioria das árvores que vemos no bonsai, pertencem a essa escola.
São árvores que tem o tachiagari limpo, sem galhos em seu primeiro terço ou mais, e logo o conjunto da vegetação fomra uma masa ou volume, que pode compor um grupo só, dois ou três.
Buscando no primeiro caso, a triangulariada que significa terra, homem, céu. No segundo caso: a dualidade INN-YO e em terceiro caso também o triplo significado de céu, homem e terra em perfeita harmonia, formado por três volumes.


Escola Contemporânea

É a escola que é praticada na atualidade pelos grandes mestres mais audaciosos; quem rompem as regras cçássica das escolas anteriores e criam com toda liberdade.
Conseguindo apesar de sua possivel discordância, exemplares muito bonitos.
Embora se possa pensar que é mais fácil desenhar sem regras, mas é muito difícil criar a beleza sem conhecer e respeitar as leis da harmonia. Como por exemplo a pintura. Não se pode ser um grande pintor abstrato se não se domina a pintura acadêmica, há de se conhecer todas as escolas e todas as técnicas para chegar ao abstrato.
A escola contemporânea viola quase todas as regras das escolas clássica; exeto pela harmonia. Trocam os conceitos de valores. Por exemplo: se permitem usar galhos que se cruzem pela frente do tronco; semicastatas plantadas em vasos rasos, dexam as árvores sendo algo mais selvagem, porém plantinhas de adorno sem necessidade; se usam vasos muito antigos para árvores muito jovens ou modernas, etc.
Como se compreenderá, para conhecer as escolas é conveniente ver muitos bonsai, ler muitos livros e revistas especializadas que ofereçam boas fotografias; estuda-las observando as caracteristicas de cada árvore e tratando de classifica-las de acordo com as normas de cada escola que pretencem; pois nao seria justo julgar um bonsai da escola linear segundo as normas de volume ou vice-versa.


Outras Escolas

Escola da Tailândia

Nesse país o bonsai, não se espõe em Tokonoma eseu lugar de contemplação, é no jardim. Os que chegam na europa, geralmente adornados com figuras decorativas de animais e pagodes.
Mesclam volumosos e vazios, os galhos são largos e sunuosos e terminam geralmente em forma circulares, variação da classia "Cabeça de Buda".
Na escola chinesa se trabalha os volumes em discos planos, na japonesa trabalham em forma de média circunferência, na tailandesa se trabalha com circuferência intera.
A relação vazio-árvore, é quase oposta: árvores pequenas em vasos grandes de grande volume, largos e pesados, decoradas com animais e plantas e com toda a superficie do substrato cheio de espécies de pequenas plantas que há de podar como um gramado. Incluindo em algumas casos se viu elementos mecânicos como, fontes que deixam correr água e assim regar as plantas de adorno.


Escola do Taiwan

Se caracteriza pela utilização de exemplares com troncos muito grossos e galhos finos. Seu cultivo se realiza sobre argila.
Esta é uma escola muito nova, nelaa predomina a beleza de grandes nebaris, trançados, trabalhados, e enxertam nas raízes para formar grandes volumes com elas, praticamente as raízes as convertem em tronco. A elegância dos vasos, passaem segundo plano, geralmente usam vasos com desenho, para chamar a atenção, com contrastes e cores vivas, nesses vasos vale tudo: desenhos, anagramas, mistura de cores jamais empregadas em outras escolas, como o negro e o branco.
São capazes de talhar as árvores de folha caduca. Cada vez que talham e pintam com cores distintas, em ocos, branco ou preto. Se faz trabalhando com grandes tronco, com galhos muito finos, por onde a importância é da diferença de grossura de galhos. Estas árvores são criadas, quase em sua maioria para o mercado ocidental.



Escolas Chinesas


Escola Lignan

Quase não se arama e deixam crescer as árvores como na natureza, livres de ataduras.Troncos fortes e grossos. Galhos que se deixam crescer e engrossas, logo se podam e deixam crescer novamente, podam e deixam crescer etc...


Escola Shangai

É como a anterior, mas se usa arames. Nessa escola se nota muito a mão do artista e os esforços para criar beleza.


Escola Suzhow

Geralmente se usam troncos velhos, gordos, nús, trabalhando com galohs muito finos, frondosos e verdes. Se encontra, velhas raízes da árvore e troncos gordos e se trabalha a sua estrutura. Se arama a folhagem em forma de disco e visto de cima, parece uma flor de nove folhas e nove galhos.


Escola Yanzhou

Seus troncos são grossos, em forma de V, muito contorcionados e retoricidos, o mesmo que os galhos, a folhagem é densa, espeça, alguns com galhos em forma de disco, vistos de cima, são parecidos com o gradeado de uma cadeira. Predomina o estilo de poda em forma de nuvens.


Escola Sichuan

É a mais artistica, se trabalha com uma base de árvores muito jovens. As treinas, atando seus galhos principais, com fibra de palmeira, para criar um esquema determinado, geralmente em forma de escadaria ou de serpente.Tem 5 curvas acima. Tem 10 galhos principais, em pares de dois em dois. Tomam como base um tutor imaginario.Todos seus galhos são horizontais e inclinados ao espectador. Suas raízes são entrelaçadas. Todas as cursas do tronco são regulares.